Antes de converter seu carro pense bem em que tipo de negócio você quer fazer, será uma conversão de qualidade ou uma conversão baratinha?

Custo X Benefício

Diferenças básicas entre os serviços de ótima e má qualidade

Veja abaixo os riscos de uma conversão muito barata

componente

é necessário?

solução barata adotada pela convertedora baratinha

consequências negativas

Variador de avanço

é recomendável, de preferência do tipo fônico

não instalar

aumento de back fire, perda de potência

simulador de sonda

SIM, para carros Flex deve ser usado o tipo " inteligente" microprocessado

não instalar

dificuldade de ligar o carro de manhã, falhas no combustível líquido.

gerenciador eletrônico

SIM para todos carros mais novos que 96 e sempre que possível mesmo para carros mais antigos

não instalar

queima junta de cabeçote e válvulas

sistema de aquecimento do redutor

SIM, obrigatório

não instalar

congela e pára na estrada

tubo de alta pressão

só oficial sem costura (com selo do INMETRO)

usar costurado

pode vazar

suporte de cilindro

exclusivo para cada carro

usar genérico

pode se romper ou danificar a lataria do carro

misturador

Tipo chuveirinho

optar pelo não chuveirinho

reduz potência e eficiência

cilindro

Novo ou já requalificado

Usado sem requalificar

Riscos de acidentes por não saber a procedência

conexões elétricas

terminais automotivos e soldar fios

Emendas mal feitas

mau-contatos

traquéias duplas

SIM, é obrigatório

ignorar, use apenas uma

vazamentos dentro do carro

mão de obra

especializada

contratar instaladores, fugir dos mecânicos especializados

erros de montagem, falta de conhecimento técnico, risco para o motor.

Regulagem do equipamento

computador e pessoal especialista

tudo de orelha, muitas vezes sequer é feita a regulagem avançada.

estouros, falhas, discrepância de consumo, etc

Parafusos do suporte do cilindro

8.8 bicromatizado

5.8 zincado

Perigo de ruptura e acidentes.

 

Veja abaixo mais algumas diferenças de itens de qualidade e/ou baratinhos.

torneirinha do velho kit gnv antigo

 

Muita gente ainda instala o velho "kit-torneirinha" em carros modernos. Isso é proibido por lei ambiental em carros mais novos que 1996, além disso equipamentos assim são a principal causa de graves problemas no motor como queima de junta de cabeçote e muitos outros.Por quê então as convertedoras instalam?  Simples questão de concorrência, fica muito mais barato, é muito mais fácil de instalar e regular (não precisa de computador) e sempre funciona.  Além disso, os defeitos só se manifestam com o tempo e até lá, já terminou a garantia.

 

 

Suprimir componentes é muito comum, e é claro, reduz o custo. Um kit aspirado é o mínimo em um carro mais novo que 1996 e ele precisa ter um simulador de bicos, simulador de sonda, gerenciador eletrônico, motor de passo, dependendo do caso, até módulo de memória e em carros modernos, nem sequer um kit aspirado pode ser instalado, sendo substituido pelo kit injetado.   Agora imagine atirar dentro do cofre do motor um sistema completamente enxuto (o baratinho) poderá significar a causa de grandes danos a estes sistemas complexos. Pela lei, um carro mais novo que 1996 não pode receber um kit não gerenciado, mas tecnicamente, qualquer carro funcionará melhor com um kit gerenciado.

 

 

Usar componentes de qualidade inferior é uma forma de se conseguir preços mais baixos. Os órgãos fiscalizadores não irão olhar qual é o tipo de parafuso que a instaladora usou, mas o preço faz uma diferença importante.   Claro que parafusos de má qualidade se quebram mais facilmente, mas já que o cliente nunca irá prestar atenção nesse detalhe, aí está um recurso largamente utilizado.

 

 

suporte GNV incorreto

Cada carro deve possuir um suporte de cilindro específico que se encaixe na região de maior resistência (as longarinas) do carro a fim de evitar problemas graves como esse da foto ao lado. Repare que o uso de um suporte de cilindro genérico desalinhado com a estrutura do carro destruiu a lataria provocando buracos.   Além disso, a instalação não possui os dois tubos (traqueias) que são obrigatórios além de um importante item de segurança.

 

 

 

Veja a diferenças de um  suporte adequado.

 

 

 

 

 

Sinceramente, você acha que vale a pena economizar na instalação e ter resultados como esse ao lado?

 

 

 

 

Ou esse?

 

 

 

 

Veja a direita um exemplo comum de má qualidade. Para que se preocupar com conectores especiais automotivos se é muito mais barato simplesmente cortar o chicote, enrolar os fios e colocar fita isolante?

Esse é o pensamento que povoa o mercado brasileiro de conversão GNV, infelizmente.