Veja abaixo os riscos de uma conversão muito barata |
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componente |
é necessário? |
solução barata adotada pela convertedora baratinha |
consequências negativas |
Variador de avanço |
é recomendável, de preferência do tipo fônico |
não instalar |
aumento de back fire, perda de potência |
simulador de sonda |
SIM, para carros Flex deve ser usado o tipo " inteligente" microprocessado |
não instalar |
dificuldade de ligar o carro de manhã, falhas no combustível líquido. |
gerenciador eletrônico |
SIM para todos carros mais novos que 96 e sempre que possível mesmo para carros mais antigos |
não instalar |
queima junta de cabeçote e válvulas |
sistema de aquecimento do redutor |
SIM, obrigatório |
não instalar |
congela e pára na estrada |
tubo de alta pressão |
só oficial sem costura (com selo do INMETRO) |
usar costurado |
pode vazar |
suporte de cilindro |
exclusivo para cada carro |
usar genérico |
pode se romper ou danificar a lataria do carro |
misturador |
Tipo chuveirinho |
optar pelo não chuveirinho |
reduz potência e eficiência |
cilindro |
Novo ou já requalificado |
Usado sem requalificar |
Riscos de acidentes por não saber a procedência |
conexões elétricas |
terminais automotivos e soldar fios |
Emendas mal feitas |
mau-contatos |
traquéias duplas |
SIM, é obrigatório |
ignorar, use apenas uma |
vazamentos dentro do carro |
mão de obra |
especializada |
contratar instaladores, fugir dos mecânicos especializados |
erros de montagem, falta de conhecimento técnico, risco para o motor. |
Regulagem do equipamento |
computador e pessoal especialista |
tudo de orelha, muitas vezes sequer é feita a regulagem avançada. |
estouros, falhas, discrepância de consumo, etc |
Parafusos do suporte do cilindro |
8.8 bicromatizado |
5.8 zincado |
Perigo de ruptura e acidentes. |
Veja abaixo mais algumas diferenças de itens de qualidade e/ou baratinhos.
Muita gente ainda instala o velho "kit-torneirinha" em carros modernos. Isso é proibido por lei ambiental em carros mais novos que 1996, além disso equipamentos assim são a principal causa de graves problemas no motor como queima de junta de cabeçote e muitos outros.Por quê então as convertedoras instalam? Simples questão de concorrência, fica muito mais barato, é muito mais fácil de instalar e regular (não precisa de computador) e sempre funciona. Além disso, os defeitos só se manifestam com o tempo e até lá, já terminou a garantia.
Suprimir componentes é muito comum, e é claro, reduz o custo. Um kit aspirado é o mínimo em um carro mais novo que 1996 e ele precisa ter um simulador de bicos, simulador de sonda, gerenciador eletrônico, motor de passo, dependendo do caso, até módulo de memória e em carros modernos, nem sequer um kit aspirado pode ser instalado, sendo substituido pelo kit injetado. Agora imagine atirar dentro do cofre do motor um sistema completamente enxuto (o baratinho) poderá significar a causa de grandes danos a estes sistemas complexos. Pela lei, um carro mais novo que 1996 não pode receber um kit não gerenciado, mas tecnicamente, qualquer carro funcionará melhor com um kit gerenciado.
Usar componentes de qualidade inferior é uma forma de se conseguir preços mais baixos. Os órgãos fiscalizadores não irão olhar qual é o tipo de parafuso que a instaladora usou, mas o preço faz uma diferença importante. Claro que parafusos de má qualidade se quebram mais facilmente, mas já que o cliente nunca irá prestar atenção nesse detalhe, aí está um recurso largamente utilizado.
Cada carro deve possuir um suporte de cilindro específico que se encaixe na região de maior resistência (as longarinas) do carro a fim de evitar problemas graves como esse da foto ao lado. Repare que o uso de um suporte de cilindro genérico desalinhado com a estrutura do carro destruiu a lataria provocando buracos. Além disso, a instalação não possui os dois tubos (traqueias) que são obrigatórios além de um importante item de segurança.
Veja a diferenças de um suporte adequado.
Sinceramente, você acha que vale a pena economizar na instalação e ter resultados como esse ao lado?
Ou esse?
Veja a direita um exemplo comum de má qualidade. Para que se preocupar com conectores especiais automotivos se é muito mais barato simplesmente cortar o chicote, enrolar os fios e colocar fita isolante?
Esse é o pensamento que povoa o mercado brasileiro de conversão GNV, infelizmente.